Interruptor Three Way: Tudo Que Você Precisa Saber

Buscando mais informações sobre o interruptor three way? O famoso interruptor paralelo

Então nós podemos te ajudar.

Leia este artigo até o final e entenda tudo sobre os interruptores three way, interruptores paralelos, e suas aplicações no dia a dia.

O que é interruptor three way?

Por definição, interruptores tem a função básica de controlar a passagem da corrente elétrica todas as vezes que for acionado. Existem versões de diferente modelos. Dentro os modelos mais solicitados e usados na atualidade está o three way.

O interruptor three way é utilizado quando você precisa que uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas possam ser acionadas de dois pontos distintos. Para atingir tal efeito você deve instalar no mínimo dois interruptores three way no local desejado.

As vantagens de se utilizar este modelo especificamente se dá a comodidade de poder acender e apagar lâmpadas do local em que você se sentir mais cômodo.

Isso geralmente acontece em corredores, escadas e no quintal/sacadas de casas e apartamentos.

Como identificar um interruptor three way?

O interruptor paralelo (three way) é diferente do tradicional. Por possuir três terminais de bornes na parte traseira, os interruptores paralelos possuem obrigatoriamente três parafusos de conexão. Além disso o fio de fase e do retorno de fase também são fixamente ligados ao pino do meio de cada interruptor paralelo. É bastante provável que a ligação elétrica da sua sala que utilize este modelo.

Qual é a diferença entre os interruptores?

As diferenças entre os interruptores é definida por quantos pontos você pode fazer o acionamento ou apagar uma lâmpada, pelos números de bornes e seções. O interruptor simples, duplo e triplo possibilitam acender ou apagar uma lâmpada somente de um ponto.

Interruptor simples



O interruptor simples têm a finalidade de acionar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas de apenas um ponto, possui dois bornes, sendo que em um borne é conectado o condutor elétrico fase e no outro borne o condutor de retorno, que vai para a lâmpada. É o interruptor mais usado nas resistências como por exemplo, em banheiros, salas, cozinhas, quartos, etc.

Interruptor duplo

O interruptor duplo possui duas seções e tem o mesmo princípio do interruptor simples, também só possibilita acionar uma lâmpada ou  um conjunto de lâmpada de apenas um ponto. Porém, podemos acionar lâmpadas distintas como por exemplo, uma casa que tem a cozinha conjugada com a sala de jantar podemos  usar o interruptor duplo, porque é possível acionar a lâmpada da cozinha ou da sala de jantar de forma separada.

Interruptor triplo

O interruptor triplo tem o mesmo princípio do interruptor duplo, mas com uma seção a mais. Muito usado em salas muito amplas e cômodos conjugados. É muito comum o uso do interruptor triplo em galpões, pois pode acionar três grupos de lâmpadas diferentes como por exemplo acionar a parte da frente, do meio ou fundo do galpão de forma separada.

Three Way (paralelo)

O interruptor three way mais conhecido como interruptor paralelo, é usado para acionar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas de dois pontos diferentes, para isso basta instalar dois interruptores three way de acordo com sua preferência, geralmente sendo usados em corredores, escadas e quintal.

Por ter sua instalação em pontos diferentes, os interruptores three way oferecem um maior conforto e praticidade. A diferença entre o interruptor three way para o interruptor simples é a existência de um terceiro borne, que faz a comunicação entre os dois interruptores three way ou entre o interruptor three way e o interruptor four way.

Four Way (intermediário)

O interruptor four way também conhecido como interruptor intermediário, deve ser ligado no circuito de iluminação three way para funcionar corretamente. Assim ampliando os pontos de acionamento das lâmpadas, possibilitando ter três ou mais pontos de acionamento de lâmpada ou grupo de lâmpada sendo acionados

A diferença principal entre interruptor simples e paralelo está no controle da iluminação da lâmpada, que diz respeito ao tipo de instalação e materiais elétricos utilizados. Em resumo, o interruptor simples acende ou apaga em apenas um botão o ponto de iluminação. Já o interruptor paralelo, permite controlar um ou mais pontos de iluminação por meio de interruptores diferentes..

Qual a diferença de interruptor paralelo e Three Way?

O interruptor four way também conhecido como interruptor intermediário, deve ser ligado entre dois interruptores three way para funcionar corretamente e assim ampliando os pontos de acionamento das lâmpadas, possibilitando ter três ou mais pontos de acionamento de lâmpada ou grupo de lâmpada sendo acionados.
 

Em que caso vou escolher o Interruptor Three Way ( Paralelo) ?

Qualquer interruptor pode atender suas expectativas, desde que você saiba planejar, ver o modo de economia e para o que ele será utilizado, as diferenças entre os interruptores é definida por quantos pontos você pode ligar ou desligar em determinada ligação, pelos números de bornes no interruptor e seções.

O interruptor simples, duplo e triplo possibilitam acender e apagar uma lâmpada somente de um determinado ponto final. Mas, os interruptores duplo e triplo possuem seções a mais que os outros interruptores, acionando diferentes seções.

Porém, com o interruptor three way, acionar a lâmpada de dois pontos diferentes gera um conforto, muito usada em corredores onde se liga um ao início e outro ponto ao final. O interruptor three way muitas vezes é confundido com o triplo, mas não há semelhança, o three way pode acionar lâmpadas de diferentes pontos e o triplo não permite essa ação, mas sim de diferentes postos.

Conclusão

Se você precisa ou apenas deseja ter a possibilidade de ligar e desligar a iluminação da sua casa de vários cômodos diferentes é fundamental a instalação da ligação do circuito three way. Os valores entre os interruptores são bem próximos e investir na liberdade que o interruptores paralelos te traz com certeza é uma ótima escolha.

Compartilhe o Artigo

Portal Distribuidora de Materiais Elétricos Goiânia

Portal Distribuidora de Materiais Elétricos Goiânia

Siga nas Redes Sociais

Os Mais Lidos da Semana

Categorias

Rolar para cima