Marcas de Cabos Elétricos Reprovadas pelo INMETRO

Usar cabos elétricos de qualidade e aprovados pelo Inmetro é super importante para qualquer instalação elétrica realizada no Brasil.

Comprar uma das marcas de cabos elétricos reprovadas pelo Inmetro pode te dar uma baita dor de cabeça no futuro.

Para evitar isso, criamos esse guia completo para te ensinar todo o necessário sobre fios e cabos elétricos e uma lista com as 22 marcas de cabos elétricos reprovadas pelo Inmetro.

Quais os riscos de fios e cabos elétricos reprovados

 

O principal problema de usar uma marca reprovada é que a resistência do fio é inadequada para a função que vai desempenhar. A instalação de um chuveiro elétrico exige uma fiação mais grossa e resistente do que a necessária para acender uma lâmpada de baixa voltagem.

Fios e cabos não confiáveis geralmente são de baixa qualidade pois em sua composição utilizam menos quantidade de cobre do que o exigido pela norma.

E o que acontece?

Com menos cobre dentro do fio, o cabo acaba tendo sua condutividade elétrica reduzida e isso além de provocar um mau funcionamento dos equipamentos, pode aumentar os gastos da conta de luz, gerar curtos-circuitos e provocar incêndios devido ao super aquecimento dos fios.

Durma com tranquilidade e segurança. Utilize sempre fios e cabos confiáveis em sua instalação elétrica.

Diferença entre fios e cabos elétricos

Os fios de maneira geral são formados por um único e espesso filamento. Os cabos elétricos são um conjunto de fios mais finos e que são entrelaçados com o objetivo de se tornar uma peça mais flexível e resistente.

O que pode acontecer se eu usar alguma das piores marcas de fio?

É preciso ficar atento a qualidade das marcas na hora de realizar a compra de fios e cabos elétricos. Usar alguma das piores marcas de fio do mercado vai colocar todas as pessoas que frequentam aquele local em risco. As piores marcas usam pouco metal condutor na parte interna do produto.

Por estar fora da conformidade do Inmetro, estes fios vão sobrecarregar e esquentar a ponto de derreter o PVC que reveste o filamento e iniciar um incêndio incontrolável pois o fogo vem de dentro das paredes.

Pra que serve o IPEM e o INMETRO para cabos elétricos

O IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) é o órgão responsável por fiscalizar itens como disjuntores, lâmpadas, fios e cabos elétricos etc.

Todos os produtos e equipamentos que passam pela fiscalização do IPEM necessitam de um selo de qualidade do INMETRO. Este selo é a garantia de certificação de que o produto apresenta a funcionalidade proposta e está de acordo com a norma que exige padrões mínimos de qualidade.

O IPEM realiza inspeções regulares, a fim de se certificar de que os produtos seguem os padrões exigidos pela legislação. O INMETRO é o órgão que emite esses certificados.

Essa fiscalização é aleatória e é realizada, principalmente, quando há casos de denúncias do fabricante relatadas na ouvidoria do órgão.

Entrega Rápida de Materiais Elétricos para todos os Estados! Melhor cotação do Brasil é na Portal Distribuidora! 

Clique e Faça seu Orçamento Grátis

22 marcas de fios e cabos elétricos reprovados

  1. Fios Maravilha

  2. Teknofios

  3. Dexter

  4. Sempre Fios

  5. Tekfios

  6. Super Flex

  7. Condupan

  8. IsolaPro

  9. EnergiLinha

  10. ElektroVínculo

  11. FioSafira

  12. Cabos Guardião

  13. Fera 2000

  14. Wirexx

  15. Fiovida

  16. Fios do Porto

  17. Takaoshi Flex

  18. Fios São João

  19. DuNorte Cabos

  20. Wireflix

  21. CellPlus

  22. Cabos Orig

 

Dicas na hora de escolher marcas de fios elétricos

 

A dica de ouro é: peça auxílio para um eletricista profissional. Se você tem dúvidas acerca de escolher uma marca de fios e cabos elétricos um especialista vai saber te indicar as melhores marcas aprovadas pelo IPEM que vão reduzir o seu consumo de energia elétrica e trazer mais segurança para quem frequenta o local.

Também é preciso conferir se o material elétrico conta com a certificação do INMETRO e realizar uma pesquisa de preços, já que valores muito baixos podem significar material de baixa qualidade.

Cobre ou alumínio para fios e cabos elétricos?

O cobre é melhor que alumínio para fios e cabos elétricos. Sua alta condutividade permite que os cabos sejam mais finos, leves e ocupem pouquíssimo espaço dentro dos eletrodutos com a corrente elétrica da mesma capacidade. Sendo ideais para instalações elétricas residenciais.

Riscos envolvidos devido ao baixo uso de cobre nos fios e cabos elétricos

O baixo uso de cobre nos fios e cabos elétricos resulta em uma sobrecarga do cabo. Essa diferença na quantidade de material resultam aumento de conta de energia elétrica, queima de aparelhos eletrônicos, curto circuito e até mesmo fogo.

Esse baixo uso de condutores pode se apresentar em várias formas. As irregularidades podem estar na baixa quantidade do metal no produto ou pela impureza da matéria prima utilizada.

Com a baixa condutividade nos fios de fabricantes de marcas reprovadas o consumidor está correndo risco constante. Confira se a marca que você escolheu possui todos os certificados exigidos pelos órgão regulador.

Qual o melhor fio para rede elétrica residencial?

Os melhores fios para rede elétrica residencial são feitos de cobre com isolamento feito de PVC. Estes fios podem suportar tensões elétricas de até 750V e são indicados para instalações com corrente de baixa tensão e são bastante utilizados em residências ou pequenas indústrias.

Qual a diferença entre fio de primeira e segunda linha?

 

Fio de primeira linha

O fio de primeira linha é são feito por empresas que seguem as as normas do INMETRO na fabricação de seus produtos. Isto é, apresentam a quantidade e espessura correta dos condutores e de camada isolante.

Fio de segunda linha

O segunda linha geralmente tem problemas em relação ao diâmetro de condutor e uma maior quantidade de isolanteeste tipo de cabo não permitirá que a corrente especificada passe por ele adequadamente.

É importante comprar de empresas que oferecem produtos conforme as normas exigem.

O que diz a NBR 5410 sobre o fio e o cabos elétricos

A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004). O consumidor pode verificar se os fios elétricos que está comprando possuem todos os certificados do fabricante no INMETRO.

Alerta sobre fios e cabos elétricos de baixa qualidade

A existência já comprovada de empresas que usam materiais de menor valor quais são inadequados para ser utilizados em instalação com fins elétricos. Apesar de disponibilizarem certificação em sua embalagem os cabos são desbitolados e o preço é bastante inferior aos encontrados no mercado.

Por exemplo: o consumidor vai na loja e compra fios e cabos elétricos de 1,5mm e 2,5mm para sua instalação elétrica de iluminação e tomadas. Mas na realidade os cabos de 1,5mm e 2,5mm possuem uma quantidade de condutor menor do que deveriam. O consumidor só consegue descobrir a fraude quando acontece um curto circuito ou algum problema mais grave.

Compartilhe o Artigo

Portal Distribuidora de Materiais Elétricos Goiânia

Portal Distribuidora de Materiais Elétricos Goiânia

Siga nas Redes Sociais

Os Mais Lidos da Semana

Categorias

Rolar para cima